sábado, 15 de maio de 2010

TRAJE

A roupa bem usada, na hora adequada é sinal de sucesso e equilíbrio. O seu traje é o seu cartão de apresentação, tenha cuidado e respeite os protocolos.

Traje Esporte


Geralmente usado em festas diurnas, este traje é sempre descontraído e deve sempre primar pelo bom gosto. Nunca use roupas de ginástica.
Homem: Calça esporte, podendo ser calça jeans tradicional, camisa sem gravata (pode ser camisa pólo) e sapato esporte.

Mulher: Calça comprida, conjunto de saia e blusa, sapatos baixos e altos e bolsa esporte.
Traje Esporte Fino ou Passeio (Também conhecido como Alto Espote ou Tenue de Ville)
Pode ser usado de dia ou à noite, esse traje é um pouco mais caprichado do que o esporte e menos sofisticado do que o social.

Homem: Se for usado durante o dia, não dispensa o uso do paletó e a gravata é opcional. Já as cores, prefira as mais claras. A camisa poderá ser lisa ou com listras, ou ainda, as xadrezinhas. Sendo usado à noite, é mais aconselhado o uso de terno, de preferência, mais escuros. Evite sapatos envernizados, opte por modelos mais modernos para fugir do estilo clássico e sem perder a elegância.
Mulher: Terninho, calça social, vestido simples (com poucos ou sem bordados), sapato de salto médio ou alto e bolsa discreta. Nada de formalidade exagerada.
Traje Social ou Passeio Completo
É um traje que exige formalidade e tem que ser necessariamente de terno, seja de dia ou à noite.


Homem: Neste traje, pode ser usado o colete. A camisa não pode ter botão no colarinho e pode ser abotoada com abotoaduras. A gravata deverá ser discreta (não use prendedor de gravata). Use sapato de couro liso, clássico, podendo ser de amarrar.

Mulher: Tailleur, vestido mais longo, salto alto e bolsa pequena. Nos dias mais frios, use echarpes ou chales.
Traje Summer ou Dinner Jacquet
É um traje elegante usado em festas em hotéis, no campo ou à beira da piscina. (Muitos não usam por achar que parece roupa de garçon). Use quando constar no convite. Na dúvida, use o preto.

Use paletó branco de summer ou dinner acompanhado de gravata borboleta, faixa e calça pretos. Use gola xale para paletó summer e gola bico para dinner.
Traje Black Tie ou Gala (Também conhecido Tenue de Soirée ou Habillée)
É o traje das grandes festas, das noites de gala (bailes, recepções, banquetes, casamentos formalíssimos e quando constar no convite).

Homem: Smoking com grvata borboleta preta. O modelo pode ser o clássico com 1 botão e gola de bico ou o de 3 botões com gola social. A camisa deve ser a rigor plissada. A faixa deve ser da cor da gravata. Use sapato liso e de preferência de verniz. Não use modelo de amarrar.

Mulher: Vestido longo em tecido fino. Use decotes, transparências e bordados. Saltos altos e bolsa tipo carteira. Nos dias frios, use echarpes, estolas ou mantôs. Use jóias sem excessos.

DICAS MASCULINO

trajes masculinos: com que roupa eu vou?



Tenho certeza de que você já ficou na dúvida sobre o que usar em uma festa. Acertei? Você já se sentiu totalmente deslocado em um jantar ou qualquer outra ocasião por causa da sua roupa? Sabe por quê? Por que somos "animais sociais". E não gosto de ouvir uma frase: "ah, Hugueney, você é muito chato, cheio de regrinhas...". E eu respondo que não sou chato e cheio de regras não, apenas optei por viver em sociedade, na vida urbana e por isso tenho de me adaptar à conduta de bem-viver, senão eu já tinha mudado para o Tibet. Meus caros, ocasiões especiais pedem vestuário especial e é por isso que recebemos nos convites a indicação do traje - mas se bem que para certos convites não precisa vir o traje escrito como em um casamento - é terno/gravata e barba feita e ponto final.