quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SPFW

SÃO PAULO - Dois desfiles se destacaram na agenda de terça-feira da edição de inverno da SPFW. O primeiro foi Ronaldo Fraga, estilista mineiro que homenageou a bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, que morreu em 2009. O segundo lugar foi para a coleção amazônica de Valdemar Iódice, um dos pilares da moda jeanswear paulistana. Ronaldo mostrou roupas em franjas de ráfia preta, sobre calças largas e formas arredondadas nos looks de alfaiataria desestruturada.


Ao som de temas musicais usados por Pina em suas coreografias, como tangos e a voz de Caetano Veloso, o elenco do desfile passou com máscaras de Pina Bausch usadas de trás para diante e os rostos escondidos por perucas de tranças. A bailarina Ana Paula Cançado, integrante do grupo Corpo, abriu e fechou a apresentação, com coreografia de cabaré alemão e passos de tango, mas a moda acompanhou com originalidade a maneira de trabalhar da coreógrafa, que misturava música popular e clássica a situações do dia-a-dia, como casais namorando.

Na Iódice, a Amazônia mereceu destaque no uso de materiais da região, como as sementes de tucumã, em colares grandes, assinados por Francesca Romana Diana, e o couro de peixes nas bolsinhas enfeitadas com plumas