sábado, 15 de maio de 2010

TRAJE

A roupa bem usada, na hora adequada é sinal de sucesso e equilíbrio. O seu traje é o seu cartão de apresentação, tenha cuidado e respeite os protocolos.

Traje Esporte


Geralmente usado em festas diurnas, este traje é sempre descontraído e deve sempre primar pelo bom gosto. Nunca use roupas de ginástica.
Homem: Calça esporte, podendo ser calça jeans tradicional, camisa sem gravata (pode ser camisa pólo) e sapato esporte.

Mulher: Calça comprida, conjunto de saia e blusa, sapatos baixos e altos e bolsa esporte.
Traje Esporte Fino ou Passeio (Também conhecido como Alto Espote ou Tenue de Ville)
Pode ser usado de dia ou à noite, esse traje é um pouco mais caprichado do que o esporte e menos sofisticado do que o social.

Homem: Se for usado durante o dia, não dispensa o uso do paletó e a gravata é opcional. Já as cores, prefira as mais claras. A camisa poderá ser lisa ou com listras, ou ainda, as xadrezinhas. Sendo usado à noite, é mais aconselhado o uso de terno, de preferência, mais escuros. Evite sapatos envernizados, opte por modelos mais modernos para fugir do estilo clássico e sem perder a elegância.
Mulher: Terninho, calça social, vestido simples (com poucos ou sem bordados), sapato de salto médio ou alto e bolsa discreta. Nada de formalidade exagerada.
Traje Social ou Passeio Completo
É um traje que exige formalidade e tem que ser necessariamente de terno, seja de dia ou à noite.


Homem: Neste traje, pode ser usado o colete. A camisa não pode ter botão no colarinho e pode ser abotoada com abotoaduras. A gravata deverá ser discreta (não use prendedor de gravata). Use sapato de couro liso, clássico, podendo ser de amarrar.

Mulher: Tailleur, vestido mais longo, salto alto e bolsa pequena. Nos dias mais frios, use echarpes ou chales.
Traje Summer ou Dinner Jacquet
É um traje elegante usado em festas em hotéis, no campo ou à beira da piscina. (Muitos não usam por achar que parece roupa de garçon). Use quando constar no convite. Na dúvida, use o preto.

Use paletó branco de summer ou dinner acompanhado de gravata borboleta, faixa e calça pretos. Use gola xale para paletó summer e gola bico para dinner.
Traje Black Tie ou Gala (Também conhecido Tenue de Soirée ou Habillée)
É o traje das grandes festas, das noites de gala (bailes, recepções, banquetes, casamentos formalíssimos e quando constar no convite).

Homem: Smoking com grvata borboleta preta. O modelo pode ser o clássico com 1 botão e gola de bico ou o de 3 botões com gola social. A camisa deve ser a rigor plissada. A faixa deve ser da cor da gravata. Use sapato liso e de preferência de verniz. Não use modelo de amarrar.

Mulher: Vestido longo em tecido fino. Use decotes, transparências e bordados. Saltos altos e bolsa tipo carteira. Nos dias frios, use echarpes, estolas ou mantôs. Use jóias sem excessos.